Mosaico da Vila

E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias
Machado de Assiso leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de AssisOSAICO DA VILA
E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de AssisICO DA VILA
E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de Assisepare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de Assis

Um homem sem valor determinado


Validuaté... Na verdade não tem data nem lugar determina para a genialidade e o talento de um grupo de jovens que resolveram fazer musica e por sinal deu certo. Musicas que literalmente valsam por vários estilos e ritmos. Assim, não pude deixar de ter dois dedos de prosa com professor de inglês e aspirante a publicitário, José Quaresma Campos Filho (26anos), natural da cidade de União – PI, mais conhecido como Quaresma, o vocalista dessa trupe que é composta por: Thiago: cavaquinho, pandeiro e também compositor da banda, Vazin: guitarrista solo, Júnior Caixão: guitarrista, John Well: Baterista e baixista (estando no momento estudando uma temporada em Sampa) e Wagner Costa. Sem mais delongas eis ai o nosso bate papo:

Mosaico da vila: A bem da verdade, cultura é algo caro para os padrões de nossa sociedade, sendo assim como é fazer música no Piauí?

Quaresma: Uma luta de longa data e que parece que não está longe de acabar. Na verdade não acaba nunca mesmo, mas há esperanças de que as coisas melhorem. O bom é que essa esperança está cada vez mais forte nesses últimos anos. Poucas pessoas conseguem viver de música por aqui. Em geral elas atuam em funções mais formais: professores de música tocam em bandas de baile, etc... Para músicos de trabalho próprio as dificuldades aumentam. Até conseguir a simpatia do público leva certo tempo. É preciso ter muito empenho e persistência. Além de muita organização. A validuaté tem se esforçado bastante para trabalhar bem e obter bons resultados. Graças a Deus temos conseguido muitas coisas nesses cinco anos de existência.

Mosaico da Vila: Validuaté é um nome bem sugestivo, de onde vem esse nome?

Quaresma: Vem da simples expressão de validade que há em produtos que compramos pelos supermercados. Válido até. Gostamos da sonoridade e das possibilidades de polissemia que o nome, pelo menos quando pronunciado, oferecia. Não se sabe se é um lugar, o Vale do Até, ou um tempo que é Válido até. Virou nome próprio e tem agradado bastante.

Mosaico da Vila: O estilo alternativo e o som descolado da Validuaté recebe influência de que artistas?

Quaresma: Dos mais variados artistas da música brasileira, principalmente, e também da música do mundo. Cada músico trouxe influências diferentes para o grupo. De Heavy Metal a Música Clássica, do Samba ao Reggae, do Baião ou Funk, do Brega ao Maracatu. Ouvimos o que muitas pessoas ouvem e disso tudo, somado com nossas próprias experiências de vida, fazemos nossa síntese e daí nasce a música da Validuaté.

Mosaico da Vila: Cantar... Viver, hoje todos os integrantes da banda vive somente de musica?

Quaresma: Nenhum de nós vive somente de música. O que anda mais perto disso é o baterista John Well que dá aulas de música em escolas. Todos fazem alguma atividade paralela. Só o tempo, e depois de muitos trabalhos, saberemos o que é viver de música.

Mosaico da Vila: “A Lenda do Peixe Francês” é uma das melhores composições da banda. Que história ha por trás dessa musica?

Quaresma: O Thiago, que hoje responde por mais da metade do repertório da banda, poderia explicar melhor. O que posso dizer é que esta é uma estória de fantasia que surgiu como texto, e só algum tempo depois é que virou música. Foi uma dura missão transformar uma bela história em uma canção que a valesse. Hoje posso dizer que conseguimos, pela resposta do público nos shows e por onde passamos. Minha predileta!

Mosaico da vila: Dizem que o Piauí é um estado sem identidade musical, você acredita que a banda Validuaté pode mudar esse discurso?

Quaresma: Acho que não será só a Validuaté. Não sei nem se a música que fazemos tão variada representa a identidade musical do Estado. Não temos essa pretensão. Não fazemos uma pesquisa para encontrar de fato uma identidade musical. Simplesmente fazemos uma música que traz nossa vivência. Se ela for parte de nossa identidade, ótimo. Então várias outras bandas também representam nossa identidade musical.O que é melhor ainda.


Quaresma em dez palavras

Quaresma

Mosaico da vila: musica

Quaresma: A lenda do Peixe Francês


Mosaico da vila: amores

Quaresma: não há nada melhor que tê-los perto de si


Mosaico da vila: amigos

Quaresma: acredito que tenho muitos.


Mosaico da vila: composição

Quaresma: um trabalho que na maior parte das vezes pede mais transpiração.


Mosaico da vila: família

Quaresma: Suporte pra tudo o que consegui na vida. Devo minha vida a eles.


Mosaico da vila: sexo

Quaresma: Necessidade... Vontade... Desejo. (risos!)


Mosaico da vila:cultura

Quaresma:Aquilo que um povo tem de maior riqueza!


Mosaico da vila: paixão

Quaresma:Música


Mosaico da vila: Oeiras

Quaresma:Uma ótima viagem que fizemos. lindo lugar:


Mosaico da vila :Espelho

Quaresma: Gosto bastante deles. Ajudam a ver como o tempo passa e como a verdade aparece em nossos olhos.


junior vianna

Um comentário:

Cynthia Osório disse...

Adorei a entrevista e a sua iniciativa de mostrá-los para Oeiras outra vez.Mara!
Bjim.