Mosaico da Vila

E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias
Machado de Assiso leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de AssisOSAICO DA VILA
E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de AssisICO DA VILA
E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de Assisepare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de Assis

Véspera de Natal


Quando menino passava mais tempo na casa de meus avôs maternos, na Avenida Getulio Vargas, antiga Rua do Izidro, nessa época acreditava de tudo um pouco, dentre essa minha crendice pueril, dava um credito danado no papai Noel. Lembro-me como hoje, no dia 24 de janeiro de um ano que se perdeu no tempo, que dona Do Carmo, esposa de seu Pedro Birrado, que mova vizinha, chegou todas esparafantosa anunciando que o bom velhinho acabara de visitar a sua casa e tinha deixado um presente pra seus filhos, eu que meio invejado tratei-me de dormir, pois era e é costume dizer que ele só passa quando se esta dormindo... Dito e feito, no dia seguinte estava ali o me presente.


Hoje depois de crescido tenho-me desfamiliarizado com tal data, me sinto estanho como se com o passar dos anos o valor dessa data tenha se perdido pra mim, porém sinto uma saudade de quando eu não tinha problemas e nem contas para pagar, quando no meu inconsciente me questionava como era que Jesus nascia em dezembro e em poucos meses já tinha 33 anos. Contou-me uma vez uma senhora que no dia 6 de janeiro ele caminhou pela primeira vez, por isso que em muitos presépios colocam a imagem do menino deus em pé, era por esse e tantos motivos que me levavam a crer que Jesus sempre foi um cara fabuloso.


Do natal gosto da chuva que sempre cai nesse dia, do cheiro bom de terra molhada e do cheirinho do Andre-miudo, plantinha nossa que cheira Oeiras. Gosto de rever os meus amigos e dos papos animados, o mal disso é que a cada natal nos tornamos mais velhos, mas sempre esperançosos de um ano novo cheios de realizações, mas na verdade o tempo é cíclico e nós somos simples mortais cronologicamente lineares, todavia esse tempo não é oportuno de falarmos de morte, mas sim de nascer... Nascermos para a vida... Se possível reinventarmo-nos todos os dias pra que não tornemos mais do mesmo.


Nessa natal, onde a chuva cai vagarosamente e nos envolve com um ventinho frio, preço que o menino Jesus interceda a seu pai, e nosso também, que nos proteja nesses dias de festa e de família reunida, que nos ilumine nesse novo ano que desponta e nos conduza sempre pelo caminho seguro.


junior vianna


Oeiras, 24 de dezembro de 2009

Nenhum comentário: