Mosaico da Vila

E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias
Machado de Assiso leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de AssisOSAICO DA VILA
E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de AssisICO DA VILA
E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de Assisepare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de historias é justamente o contrario do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias" Machado de Assis

 Edmo Campos arquitetando palavras


Muitas entrevistas já foram feitas aqui, com poetas, músicos, ator e agora é a vez de dar forma ao Mosaico com o arquiteto e agitador cultural Edmo Campos. Sua entrevista é uma verdadeira ZOOEIRA! Descontraída a conversa não poderia deixar de fluir de onde menos imaginemos, do bate papo do facebook, sem necessidade de prolongamentos nessa descrição ai vai à entrevista com mais um oeirense da gema.

Mosaico da Vila: O forró é sem duvida o estilo musical mais difundido nas cidades do nordeste, o que não seria diferente em Oeiras. Diante dessa realidade, o que levou a você idealizar um festival de pop- rock sabendo dos possíveis riscos de rejeição por parte dos oeirenses?
 Edmo Campos: O forró sem dúvida alguma é o ritmo mais forte na região Nordeste, apesar dele ter se desvirtuado bastante da raiz. Porém, isso não quer dizer que seja único no gosto das pessoas. A ideia de fazer um evento diferente dos demais é uma forma de agraciar os que também gostam de ouvir outras coisas. Oeiras é uma cidade de grandes artistas, existe uma atmosfera propícia. Nós sabemos que o público é limitado, mas ele existe. Um festival de música pop não quer dizer que só venha a ter fã da música pop. O Zooeira é para quem tá cansado do arroz com feijão, do trivial. Veio pra dar uma sacudida.

Mosaico da Vila: Oeiras é tida como referência cultural pra muitos artistas, porém vive um “boom” de festas ao som de swingueiras, nessa perspectiva, você enquanto agitador cultural, como analisa a atual realidade cultural da cidade?
Edmo Campos: Na verdade eu acho supernormal, devido às circunstâncias em os jovens da cidade e do país estão inseridos. A grande mídia vende isto, às rádios vendem isto e o que podemos esperar? Eles vendem, a juventude consome e replicam exatamente o que tem como referência. Você é praticamente forçado a engolir certas coisas. Até que um dia qualquer você se depara com sua filha pré-adolescente fazendo gestos obscenos incentivados por uma música aparentemente legalzinha. Aí você pensa (ou era pra pensar): Opa! Existe algo de errado aqui! Eu acho também que o poder público tem culpa também nisto. Eu conheço vários jovens com projetos culturais muito bons para cidade que reclamam da falta de apoio. Um jovem certa vez me disse que cansou de tentar apoio da Prefeitura alegando que eles nunca davam a devida importância ao seu projeto de dança de rua. Agora, dinheiro pra banda de swingueira tem, né? Frise-se, isto é a realidade do Brasil.

Mosaico da Vila: Em recente entrevista a revista Revestrés, o humorista  João Claudio Moreno, afirma que: “O Piauí é tão carente que é fácil tornar-se referencia em qualquer coisa que se faça”. Nessa perspectiva se andarmos pelas ruas de Oeiras muitas obras são assinadas por você, assim podemos dizer que hoje o Edmo campos é a referencia no que se trata de arquitetura na primeira capital?
Edmo Campos: Eu li esta entrevista e concordo plenamente com o João. Hoje, realmente tenho o privilégio de ter bons clientes na cidade, mas pouca gente sabe que nem sempre foi assim. Só fiz meu primeiro projeto aqui com quase sete anos de formado. Ou seja, santo de casa só não obra milagre se desistir no meio do caminho. Não me sinto uma referência, eu acho é que a cidade é mesmo carente de muitos serviços e a Arquitetura de qualidade é um deles. Como estou mais presente, até porque a cidade me inspira, acabo sendo lembrado mais facilmente. Bom, eu gosto mesmo é quando às vezes algum jovem da cidade me pede informações sobre a profissão, e claro eu incentivo bastante.

Mosaico da Vila: O portal da cidade de Oeiras é sem duvida uma de sua mais notável criação, como você reagiu quando o projeto original foi alterado sem o seu consentimento?
 Edmo Campos: Putz! Eu tomei um baita susto quando estava chegando a Oeiras e vi aquilo. Eu quem te pergunto Júnior: Você mudaria a receita que um médico lhe passou sem antes consultá-lo? Mas no Brasil é assim, muitas profissões não tem o devido respeito do poder público. Agora, eu fiz a minha parte como profissional e cidadão, em vez de sair detonando todo mundo na internet (como muita gente vez na época), eu me dirigi à secretária de cultura da época e me ofereci (gratuitamente) para dar sugestões de como usar as cores e slogans da nova administração. Porém, ela não se interessou. Fazer o quê?

Mosaico da Vila: Você sendo um entusiasta das coisas de Oeiras, se lhe fosse permitido um pedido ao gênio da lâmpada o que desejaria para essa cidade?
Edmo Campos: Que as pessoas, principalmente os jovens, pudessem ter mais inciativa. Sei que muitos desistem, pois a luta é difícil, existe pouco incentivo. Mas sem empreendedorismo não evoluiremos nunca. Espero que estas instituições educacionais que tanto prometem por aí, possam de fato abrir as portas e consequentemente abrir a mente da juventude de Oeiras e região.

 Edmo Campos arquitetado em palavras

Mosaico da Vila: Amor
 Edmo Campos: Meu combustível, meu ar...

Mosaico da Vila: Família
Edmo Campos: "família é quem você escolhe pra viver". Isto é a maior verdade! É quem te faz bem! Eu amo a minha: tanto parentes, como os amigos e a minha Lara.

Mosaico da Vila: Sexo
Edmo Campos: Se o amor é meu combustível, o sexo é o fogo. Essa mistura é a melhor de todas. (risos)

Mosaico da Vila: Religião
Edmo Campos: É o que lhe dá paz interior. Me dá paz ter fé no senhor Jesus, mas respeito a todas as outras.

Mosaico da Vila: Rock
Edmo Campos: Um estilo musical que transcende a si mesmo. É ter atitude! É ter o espírito livre! É ter INICIATIVA!

Mosaico da Vila: Amigos
Edmo Campos: Que sejam poucos, que sejam loucos, mas que sejam verdadeiros.

Mosaico da Vila: Paixão
Edmo campos: Motivação! Encanto! Deve sempre ser preservada.

Mosaico da Vila: Politica
Edmo Campos: Apesar de bastante queimada no nosso país, acredito nela. Principalmente nas novas lideranças com ideias desprovidas de rancor que estão surgindo na nossa cidade.

Mosaico da Vila: Segredos
Edmo Campos: Guarde-os sempre pra você.

Mosaico da Vila: Espelho
Edmo Campos: Um menino em eterno aprendizado. Um rascunho inacabado.

Junior Vianna

Nenhum comentário: